Loading…
teste

Atividade física no inverno: dicas para não deixar de praticar exercícios no frio

Nos dias mais frios, é importante tomar alguns cuidados, como preparar o corpo para a atividade física; confira as dicas

Para a maioria das pessoas, manter uma rotina de atividade física no inverno se torna mais difícil, por inúmeros motivos. Já falamos anteriormente aqui no blog sobre como vencer o frio e não deixar de treinar no inverno. Agora, trouxemos mais algumas dicas que podem facilitar a rotina de exercícios nesse período. Confira!

Alongue e aqueça o corpo

Antes da realização de qualquer exercício físico, é necessário ter alguns cuidados, especialmente no inverno. Com as baixas temperaturas, os músculos e articulações ficam enrijecidos, aumentando o risco de lesões. Por isso, exercícios aeróbicos de alongamento e aquecimento do corpo são essenciais. Tais como:

- Esticar membros e músculos, de forma ritmada, fazendo repetições - esse tipo de alongamento é o ideal para ser feito antes da prática de exercícios mais intensos, como musculação;

- Andar em zigue-zague, dando pequenos saltos e fazendo trotes leves - recomendado antes da corrida, pois ajudam a movimentar as articulações, promovendo uma maior lubrificação.

É importante lembrar que aquecer o corpo de dentro para fora também é válido, principalmente se você for praticar exercícios ao ar livre. Consumir líquidos e alimentos mais quentes, como chás, café e sopas, antes e depois da atividade física, contribui para esquentar o corpo. E, além disso, usar roupas adequadas à temperatura, protegendo do frio, principalmente, as extremidades - como mãos, pés e cabeça - mas que, ao mesmo tempo, sejam leves e não atrapalhem os movimentos. 

Troque o treinos ao ar livre por exercícios indoor

As baixas temperaturas podem desestimular a prática de exercícios ao ar livre. Porém, existem outras alternativas para quem não quer deixar de fazer atividade física no inverno. Os chamados exercícios indoor (dentro), praticados em lugares fechados, são uma ótima opção. Além dos treinos em uma academia tradicional, outros esportes podem ser praticados indoor, veja alguns deles:

- Crossfit;

- Escalada;

- Pilates;

- Dança;

- Yoga;

- Natação;

- Artes marciais.

Lembre-se dos benefícios!

Os benefícios à saúde devem ser o estímulo maior para a prática de exercícios físicos, mesmo na época mais fria do ano. Especialmente no inverno, período em que são comuns doenças respiratórias e infecciosas, como infecções de garganta, gripe e resfriado, praticar exercícios físicos regularmente ajuda fortalecer o sistema imunológico

Há ainda a melhora na qualidade do sono; diminuição do estresse, devido à liberação de endorfinas, que dão a sensação de prazer, ajudando a combater a depressão. E, por último, a queima de energia, que, no frio, é mais rápida, já que o corpo necessita de mais calorias para se manter aquecido, acelerando também o gasto calórico promovido pela prática de exercícios físicos. Porém, isso também pode levar a alguns deslizes em relação à alimentação, portanto, é preciso manter um equilíbrio e se atentar também a possíveis exageros que podem ser cometidos no inverno. Clicando aqui você confere 5 receitas para manter uma dieta balanceada no frio.

E não se esqueça: praticar exercícios é importante em qualquer época do ano! E você? Tem conseguido manter a rotina de atividades físicas nestes dias mais frios? Conte-nos nos comentários!

Leia mais: Pele no inverno: 5 cuidados fundamentais